"Todos os Santos da Aldeia"

24-06-2025
Foto: ECSE Magazine
Foto: ECSE Magazine

Muitos dos jovens que vivem em aldeias, quer seja do interior ou de outro lado do pais, crescem com valores muito ligados à vida do campo. Uns optam por não abandonar o local onde cresceram, outros desejam a agitação das grandes cidades, optando por abandonar as suas origens.

Embora estejamos perto ou longe desse meio, quando estamos nesta altura do ano coloca-se a questão: será que a vida da "aldeia" nos abandona ou está presente em nós?

Ao longo do tempo percebi que não, embora já tenha passado por algumas localidades, como Lisboa e agora a Covilhã, o mês de junho mostra o verdadeiro significado festivo para muitos de nós. No decorrer do ano somos brindados com várias festividades (universitárias, temáticas, etc), mas a maior parte das pessoas anseia pela chegada do mês de junho para se dar o inicio da procissão e começar as festas de todos os santos.

Quer seja Santo António, S. Pedro ou S. João, sejamos religiosos ou não, o que acabamos por querer ouvir são as músicas do verdadeiro bailarico de verão. A sardinha e a bifana sempre a sair, o fino ou imperial (sem rivalidades à mistura) a sair bem fresquinha sem se colocar a questão se é Super ou Sagres.

As pessoas procuram unir-se com os amigos ou com as suas famílias. O "comboio" sempre a passar, a dança vai-se ajustando ao ritmo, com a música típica portuguesa rezando para que a noite não acabe, e se acabar, sabemos que na próxima semana haverá novamente a mesma procissão.

Embora quando era mais novo não ligasse nem gostasse muito deste tipo de festas, agora com outra perspetiva da vida acabo por perceber o que são realmente estas comemorações, todo o convívio com os amigos, a existência sempre daquele "rei" da festa traz as memórias da minha infância e da aldeia.

Ande pela Covilhã, Lisboa ou qualquer outra parte do país, sei que no mês de junho, regresso na sexta-feira e a minha "terrinha" estará sempre presente, não sendo, preciso a bebida fazer a sua magia.

Tiago Neiva - Jornalismo e Fotografia
Todos os direitos reservados 2025
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora